8.10.14

| raymond willians & hqs

| o texto "A História dos Quadrinhos Norte-Americanos Sob Uma Perspectiva Baseada em Raymond Williams", de Márcio Mário da Paixão Júnior, à época mestrando da UnB, será trabalhado em nossa próxima aula de 'estudos culturais'.
| há uma copia disponível na pasta de textos da disciplina mas também, há uma versão digital (formato pdf) disponível no link: http://reposcom.portcom.intercom.org.br/bitstream/1904/18226/1/R0410-1.pdf)

| "Desde que surgiram, as modernas Histórias em Quadrinhos têm enfrentado, de maneira quase generalizada, o preconceito e o desdém da pesquisa acadêmica. Contudo, com o aparecimento dos Estudos Culturais – que têm em Raymond Williams um de seus precursores –, vem à luz um novo instrumental teórico capaz de analisar os produtos daindústria cultural de maneira mais complexa que enxergá-los como agentes alienantes aserviço da ideologia dominante. Refutando o modelo no qual a cultura é determinada exclusivamente pelas condições materiais e econômicas da sociedade, Williams enuncia umnovo conceito onde ela é entendida como um lugar – por vezes autônomo – de disputa pela hegemonia. O que propomos aqui é a utilização dos Estudos Culturais (em Williams) como instrumento para a análise dos quadrinhos norte-americanos ao longo de sua história."
| resumo apresentado pelo autor na introdução de seu ensaio.

Nenhum comentário: